Blog

Fale connosco

226 102 422

969 380 048 (Urgências 24h)

Rua Direita Campinas 271-A-r/c 4100-207 PORTO (Ramalde)

Onde estamos

Visite-nos no Facebook!

Scottish Fold

Origem da Raça

Uma mutação espontânea num gene dominante provocou a dobra do pavilhão auricular e foi observada pela primeira vez na Escócia em 1961.
A raça originou-se de uma gata branca chamada Susie. Esta tinha uma dobra nas orelhas, que fazia com que ela tivesse a aparência de uma coruja.
Quando teve uma ninhada de gatinhos, dois deles nasceram com as mesmas características na orelha e um deles foi adquirido por um fazendeiro vizinho, chamado William Ross, que registou a raça em 1966, e começou a criação da raça Scottish Fold.
A raça passou por diversos aprimoramentos genéticos desde então, e uma vez levados aos Estados Unidos foram cruzados com gatos das raças British Shorthair e American Shorthair.

Características

Estes gatos são particularmente calmos, não dominantes e mostram-se sociáveis com os seus congéneres e com os cães. Meigos, muito afetuosos, carinhosos e brincalhões, adoram a vida familiar.
Discretos, possuem uma voz suave. Vigorosos e resistentes, revelam-se uns excelentes caçadores.
Para evitar potenciais anomalias ao nível do esqueleto, nunca se deve cruzar dois gatos de orelha dobrada. Cruza-se o Scottish Fold com gatos de orelhas direitas tal como o British Shorthair ou o American Shorthair.
A característica “orelhas dobradas” só é visível a partir da 3ª ou 4ª semana e o grau de curvatura só é observável a partir da 5ª ou 6ª semana de vida.

 

Cuidados

Deve-se prestar especial atenção aos seus ouvidos, devido à acumulação de cerúmen, eles devem ser limpos semanalmente para evitar otites ou outras doenças auditivas.
Outro cuidado necessário é uma escovagem semanal, no caso de ser este o variante, de pelo curto mais comum, ou uma escovagem diária para evitar nós, no caso do variante da raça com pêlos longos.

Hyndia

Esta é a Hyndia, uma gatinha Scottish Fold com 6 meses, paciente da Clínica dos Gatos.